Home Notícias Urgentes HU-UFJF passa a ter hemofiltração on-line em tratamentos de hemodiálise; entenda como funciona a técnica

HU-UFJF passa a ter hemofiltração on-line em tratamentos de hemodiálise; entenda como funciona a técnica

by samurai007@@
HU-UFJF passa a ter hemofiltração on-line em tratamentos de hemodiálise; entenda como funciona a técnica

Os novos aparelhos já estão em funcionamento no Serviço de Hemodiálise da unidade de saúde e deverão contribuir na melhora do atendimento de 130 pacientes. O nefrologista Paulo Suassuna com a paciente Cláudia dos Santos Medeiro durante sessão de hemodiálise em novas máquinas
Divulgação/HU-UFJF
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passa a oferecer o tratamento por HemoDiaFiltração-HDF on-line pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O procedimento marca um avanço na qualidade de assistência aos cerca de 130 pacientes renais crônicos atendidos pela unidade.
O que é hemofiltração on-line?
A tecnologia de HemoDiaFiltração-HDF on-line (HDF-online) combina métodos de diálise convencionais com a hemofiltração, o que garante uma filtragem mais eficiente do sangue, removendo toxinas de maior peso molecular, com o mesmo tempo de tratamento.
Embora o termo on-line possa sugerir conexão com a internet, o procedimento, na verdade, tem relação com o processo de filtração e reposição de líquidos, que pode ser feito em tempo real durante a sessão, diferentemente da hemofiltração off-line.
“Essa hemofiltração consegue arrastar muito mais toxinas, porque vai tirando muita quantidade de líquido. Então você consegue tirar moléculas maiores de toxinas, o que se aproxima da função renal e fisiológica do corpo. Não chega a ser igual, mas é muito mais próximo do que a diálise convencional em si”, ressalta o médico Paulo Suassuna.
De acordo com o nefrologista Paulo Suassuna, responsável técnico pela Terapia Renal Substitutiva do HU, o novo método proporciona ganhos clínicos expressivos.
“As toxinas maiores que são eliminadas na hemofiltração on-line estão muito relacionados ao processo inflamatório crônico que o paciente renal crônico tem e leva a doença cardiovascular acelerada. Por isso, diminui esse risco, além de reduzir efeitos colaterais como cãibras, fadiga e queda de pressão arterial. Isso melhora o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, bem como a adesão ao tratamento”, explicou.
Os novos aparelhos já estão em funcionamento no Serviço de Hemodiálise do HU.
Investimento e modernização
Ao todo, foram adquiridos 37 equipamentos, sendo quatro unidades de hemodiálise intermitente por hemofiltração (HDF), quatro sistemas de osmose reversa portátil e 29 máquinas convencionais de hemodiálise.
A aquisição dos equipamentos foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2.292.804,12, destinada pela deputada federal Ana Pimentel.
LEIA TAMBÉM
Após 10 anos parada, obra do Hospital Universitário da UFJF deve ser retomada em julho
Integração na Universidade: MG2 mostra projeto da UFJF que une ginástica, dança e arte para todas as idades
Segundo o superintendente do hospital, Dimas Araújo, a modernização representa um salto na qualidade do atendimento aos 130 pacientes que estão em tratamento hoje no hospital.
“Os novos equipamentos além da garantia da continuidade do cuidado aos pacientes vem qualificar a assistência aos usuários do serviço de terapia renal substitutiva do HU UFJF. Com este investimento nosso hospital se torna um dos centros mais modernos da região”
Além disso, os equipamentos permitem a melhoria do ensino para os residentes e alunos. Para o nefrologista, o contato direto dos profissionais com equipamentos de última geração representa uma oportunidade rara de aprendizado.
“Essa experiência prática não só enriquece suas habilidades técnicas, mas também proporciona uma compreensão mais aprofundada da fisiologia renal e da gestão clínica de pacientes em tratamento de diálise. Ademais, os residentes podem desenvolver habilidades críticas de análise e tomada de decisão em tempo real, aprimorando sua formação como futuros nefrologistas”, afirmou o médico.
O uso da tecnologia também tem impacto direto na redução de complicações clínicas, o que pode gerar economia a médio e longo prazo para o hospital e o SUS, por meio da diminuição de internações e procedimentos de urgência, segundo ele. “Um tratamento mais eficaz e humanizado, com estrutura moderna, favorece a adesão dos pacientes e melhora os resultados clínicos”, concluiu.
ASSISTA TAMBÉM: Tratamento com toxina botulínica oferecido pelo HU-UFJF para pacientes com distúrbios neurológicos
Integração na Universidade: HU da UFJF oferece tratamento com toxina botulínica
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
,

You may also like

Leave a Comment