Home Tecnologia Chuva de meteoros Eta Aquáridas tem pico na madrugada desta terça (6)

Chuva de meteoros Eta Aquáridas tem pico na madrugada desta terça (6)

by samurai007@@

UM chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge o pico dano desta terça-feira (6). A previsão é que será visível nas primeiras horas do amanhecer, às 6h (horário de Brasília), de acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO).

Mesmo sendo conhecido pela velocidade de suas rochas, a Nasa divulgou que luz da Lua crescente apagará os meteoros mais fracos, então a expectativa é de que no máximo sejam vistos 10 a 15 fragmentos por hora.

As rochas que criam a chuva de meteoros Eta Aquáridas se originam do Cometa 1P/Halley que, quando retorna ao Sistema Solar interno, libera uma camada de poeira para o espaço — que cruzam nossa atmosfera e ficam visíveis.

Ele leva cerca de 76 anos para orbitar o Sol uma vez e foi visto por observadores pela última vez em 1986. Após 2025, o cometa só entrará em nossa vizinhança novamente em 2061.

O nome da chuva vem da posição no céu de onde os meteoros são vistos, que fica na constelação de Aquário, onde uma das estrelas mais brilhantes se chama Eta Aquarii.

Veja as outras chuvas de meteoros de 2025

  • 29 a 30 de julho: Delta Aquáridas do Sul
  • 29 a 30 de julho: Alpha Capricornídeos
  • 12 a 13 de agosto: Praga
  • 22 a 23 de outubro: Oriônidas
  • 3 a 4 de novembro: Táuridas do Sul
  • 8 a 9 de novembro: Táuridas do Norte
  • 16 a 17 de novembro: Leônidas
  • 12 a 13 de dezembro: Geminid
  • 21 a 22 de dezembro: Úrsidas

O que é uma chuva de meteoros?

Segundo a Nasa, a chuva de meteoros é o fenômeno em que muitos meteoros entram na atmosfera da Terra. A agência explica que à medida que a rocha espacial cai na direção da Terra, a resistência do ar sobre a rocha a torna extremamente quente, e vemos uma “estrela cadente”.

“Essa faixa brilhante não é realmente uma rocha, mas sim o ar quente e brilhante à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera”, explica a agência espacial dos EUA.

Isso acontece com alguma frequência porque, à medida que um cometa se aproxima do Sol, parte da sua superfície gelada evapora, liberando partículas de poeira e rocha, que são detritos espalhados ao longo do percurso.

“Várias vezes por ano, enquanto a Terra faz a sua viagem em torno do Sol, a sua órbita cruza a órbita de um cometa, o que significa que a Terra se choca contra um monte de detritos de cometa.

Como observar uma chuva de meteoros?

As chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros.

Normalmente não é preciso usar um equipamento como telescópio ou binóculo, mas, como já dito, a visibilidade do céu pode ser comprometida até pela lua a depender do período do mês.

Dicas para observar melhor a uma chuva de meteoros:

Segundo o portal Time And Date, tudo que você precisa é de um céu sem nuvens e bastante paciência. Além, é claro, de saber se está olhando para o local certo no céu — o mapa interativo do site pode ajudar com isso.

  • Encontre um local de observação isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro.
  • Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.

Veja também: Queda de meteoro raro ilumina céu do Rio Grande do Sul

Nasa registra nuvens coloridas e brilhantes no céu de Marte

You may also like

Leave a Comment