Neste 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho, o programa Viva Maria destaca nesta edição os desafios enfrentados pelas trabalhadoras brasileiras.
O programa ressaltou a relevância da mulher brasileira na composição populacional do país. Mesmo sendo maioria, as mulheres ainda enfrentam desigualdades históricas no mercado de trabalho.
Para discutir essa realidade, Viva Maria recebeu a socióloga Jaqueline Pitanguy, que se descobriu feminista a partir de uma pesquisa sobre as desigualdades impostas às mulheres no mundo do trabalho:
“Fazendo uma pesquisa para a Organização Internacional do Trabalho e analisando a posição da mulher no mercado de trabalho, me deparei então com o que eu chamo quase que de um continente submerso, que é justamente essa posição secundária da mulher, seja a nível salarial, seja a nível da posição na ocupação”.
A socióloga também chamou atenção para a realidade das trabalhadoras rurais, que muitas vezes não se reconhecem como trabalhadoras, mas como donas de casa, mesmo exercendo longas jornadas diárias no campo.
Confira a entrevista no player.