O Napoli deu mais um passo rumo ao sonho de conquistar o título da Serie A com a vitória deste sábado (3) sobre o Lecce. Apesar de manter os pés no chão, o técnico Antonio Conte deixou claro que deseja ser lembrado como o treinador que escreveu essa história como vencedor — e não apenas alguém que a leu.
Conte, que já venceu campeonatos nacionais com Juventus, Inter de Milão e Chelsea, levou um Napoli que terminou a temporada passada em 10º lugar à liderança da liga italiana. Questionado se este seria o seu melhor trabalho, ele foi cauteloso:
“Vou dizer isso se, e quando isso realmente acontecer”, afirmou em coletiva após o jogo. “Não vamos falar sobre coisas que ainda não temos. Já ganhei e perdi títulos na última rodada. Tenho a experiência necessária para fazer os jogadores entenderem a importância disso.”
“Quem vence, escreve a história. Os outros, no máximo, leem sobre ela. Ninguém vai se lembrar de nós se terminarmos em segundo.”
A vitória por 1 a 0 sobre o Lecce — cidade natal de Conte e clube onde ele iniciou a carreira como jogador — reforçou a liderança do Napoli, que abriu seis pontos de vantagem sobre a Inter de Milão, que ainda joga neste sábado contra o Hellas Verona.
Apesar de o Lecce estar na briga contra o rebaixamento, Conte mostrou respeito pela equipe adversária, que vinha de um empate fora de casa contra a Atalanta, partida que havia sido adiada após a morte do fisioterapeuta do Lecce, Graziano Fiorita.