Criação da comissão mista, no entanto, depende de aval do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). Investigação PF revelou esquema de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas, por meio de descontos não autorizados. Desvios podem chegar a R$ 6,3 bilhões de 2019 a 2024 Deputados e senadores de oposição dizem ter conseguido as assinaturas necessárias para protocolar um pedido de criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Uma investigação da Polícia Federal (PF) revelou um esquema de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas, por meio de descontos não autorizados. Os desvios podem chegar a R$ 6,3 bilhões de 2019 a 2024
A oposição na Câmara dos Deputados já havia anunciado a criação de uma CPI com o mesmo objeto, mas dela só participariam os deputados. A CPMI, por sua vez, reúne deputados e senadores.
🔎Para instalar uma CPMI são necessárias as assinaturas de pelo menos 171 deputados e 27 senadores.
“Conseguimos as assinaturas para a criação da CPMI do INSS! Junto com a Senadora Damares Alves , vamos cobrar a devolução do que foi tirado dos aposentados por sindicatos e instituições. Chega de impunidade! A honestidade prevalecerá”, anunciou a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), uma das articuladoras da criação da CPMI.
➡️O gabinete da parlamentar divulgou uma lista com as assinaturas de 175 deputados.
AGU e INSS afirmam que plano para ressarcir vítimas está na fase final; investigação sobre fraudes levou à saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), outra proponente do requerimento, afirmou pelas redes sociais que o Senado também já alcançou as assinaturas necessárias e que a criação da CPMI é uma forma de driblar a fila de pedidos que existe na Câmara.
“Não vai ser possível instalar uma CPI porque tem muitas na frente, mas uma CPI Mista é possível ser instalada”, afirmou.
Apesar de ter conseguido as assinaturas, a instalação da CPMI depende de aval do presidente do Senador Davi Alcolumbre (UNião-AP). Ele precisa ler o requerimento de abertura em plenário.
Fila
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou a líderes durante reunião de líderes na última quarta-feira (30) que pretende analisar outros pedidos de criação de CPI’s antes de avaliar se instalará a CPI do INSS.
Além desta, existem outros 12 requerimentos de CPI’s na Casa. Para fugir da fila na Câmara, a oposição articulou um outro pedido para investigar as irregularidades no órgão.
O escândalo levou à saída do ministro Carlos Lupi da pasta. Ele pediu demissão nesta sexta-feira (2) depois de uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Oposição diz ter assinaturas para protocolar CPMI do INSS
6
previous post